Dr. Rosinha pede a Renan debate sobre representação no Parlasul

Da Redação | 16/04/2015, 19h09

O presidente do Senado, Renan Calheiros, recebeu nesta quinta-feira (16) o alto representante-geral do Mercosul, Dr. Rosinha, que propôs um debate aprofundado no Senado sobre a representação no Parlamento do Mercosul (Parlasul). Tramitam no Senado duas propostas que regulam as eleições para o Parlasul: o PLS 126/2011, do senador Lindbergh Farias (PT-RJ), e o PLS 358/2013, do senador Roberto Requião (PMDB-PR), eleito na última quarta (15) para presidir a representação.

— Sugeri ao presidente Renan que delegue à Comissão Parlamentar Conjunta do Mercosul um estudo sobre a situação e também um debate mais profundo nas comissões onde as propostas tramitam — explicou Dr. Rosinha.

Pelas regras atuais, um grupo de 13 estados brasileiros teria direito a apenas um representante no Parlasul. Dr. Rosinha sugere o que chama de “representação atenuada”, na qual o Brasil teria direito a 74 parlamentares.  As eleições estão previstas para 2016.

O Alto Representante-Geral do Mercosul também comunicou a Renan que o secretário-geral da União das Nações Sul-Americanas (Unasul), o colombiano Ernesto Samper, estará no Brasil no dia 11 de maio. A Unasul é integrada pelas duas uniões aduaneiras regionais: o Mercado Comum do Sul (Mercosul) e a Comunidade Andina de Nações (CAN).

Com informações da Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)