Comissão de Mudanças Climáticas debaterá crise hídrica, energética e preparação para a COP 21

Da Redação | 31/03/2015, 16h55

A crise hídrica e energética, além da preparação do Brasil para a COP 21, são o foco da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas do Congresso Nacional (CMMC), em 2015. O plano de trabalho foi aprovado pelo colegiado nesta terça-feira (31). A COP 21 é uma conferência das Nações Unidas sobre o clima prevista para ocorrer a partir de 30 de novembro em Paris, na França.

Elaborado pelo deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), o planejamento prevê a realização de audiências públicas em Brasília, audiências regionais com lideranças locais e sociedade civil, além de visitas técnicas para unificar os temas discutidos pela CMMC e experiências práticas das comunidades. O documento também sugere a realização de um seminário sobre os “Fundamentos Científicos das Mudanças Climáticas”, para divulgar conhecimentos técnicos e avaliar a influência humana sobre os efeitos climáticos. A data do evento ainda será definida.

Segundo Sergio Souza, o primeiro esforço da comissão será para elencar e debater os principais anseios da sociedade. Para ele, um dos problemas mais sérios é a alta no preço da energia, causada pela escassez hídrica e a ligação das termoelétricas.

— Nosso plano de trabalho não é apenas teórico ou formal. É prático e programático — destacou.

O presidente da comissão, senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) elogiou a proposta de agenda e defendeu que a CMMC tenha protagonismo junto aos Estados Unidos e China, na definição do documento que substituirá o Protocolo de Kyoto. Para isto, Fernando Coelho sugeriu que as atividades da comissão em abril e maio sejam voltadas para a exata compreensão da posição do governo brasileiro em relação à COP 21.

— Aí, a gente vai ter uma ideia de quantas reuniões vamos precisar em maio e junho, para que quando o governo federal tiver uma definição, a comissão também tenha avançado para expressar sua posição — destacou.

Um debate sobre a crise hídrica ficou marcado para o dia 15/04. Já as mudanças climáticas e as ideias do governo para a COP 21 serão tratadas no dia 29.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)