Humberto Costa defende sugestões de petistas para aperfeiçoar medidas do ajuste fiscal

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/03/2015, 15h43

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), afirmou não ser verdadeira a versão de que o partido é contrário às medidas de ajuste fiscal propostas pelo governo, entre as quais mudanças nos critérios para pagamento do seguro-desemprego e de benefícios previdenciários (MPs 664/2014 e 665/2014).

O que acontece, segundo Humberto, é que os parlamentares do partido na Câmara dos Deputados e no Senado sugeriram mudanças no teor das propostas do governo, algo que classificou como normal. Ele lembrou que, nas votações referentes à criação do Programa Mais Médicos e ao marcos regulatórios dos portos e do setor elétrico, também houve alterações no projeto original oriundas de emendas de parlamentares do PT.

No caso das medidas de ajuste fiscal, Humberto Costa informou que deputados e senadores do PT se reuniram com os ministros da Fazenda, Joaquim Levy, do Planejamento, Nelson Barbosa, e da Previdência, Carlos Gabas, para propor modificações, trocar ideias e construir acordos para aprová-las no Congresso.

— É preciso que as pessoas se acostumem com o fato de que divergências não significam oposição. Porque, quando a gente olha o processo político dessa maneira, é muito ruim para a democracia. Não tenham dúvidas: os parlamentares do PT vão propor modificações que julgarem necessárias e após muito diálogo com a sociedade para aperfeiçoar essas medidas provisórias. Mas, acima de tudo, essas propostas terão responsabilidade.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)