Telmário pede a Janot que abra inquéritos contra todos os políticos envolvidos no caso Petrobras

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/03/2015, 15h48

O senador Telmário Mota (PDT-RR) pediu ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, que não se intimide com ameaças e abra todos os inquéritos que forem necessários para levar à prisão políticos corruptos envolvidos no escândalo da Petrobras.

Ele também pediu à Justiça que torne os inquéritos públicos, porque “os brasileiros não aceitam mais” que investigações do tipo permaneçam sob sigilo.

Para Telmário, é “constrangedor” ver tantos políticos e partidos apontados pela imprensa como enredados no esquema de corrupção e pagamento de propina envolvendo a maior empresa brasileira.

O senador lamentou a notícia de que muitos dos deputados da CPI criada pela Câmara para apurar irregularidades da Petrobras receberam doações das empreiteiras envolvidas nas irregularidades na estatal. Quanto ao Senado, Telmário  pediu que sejam apuradas todas as denúncias envolvendo membros da Casa.

— Esta Casa tem que agir. Esta Casa tem que já colocar em funcionamento a Corregedoria, tem que colocar já em funcionamento a Comissão de Ética. Temos que apurar, doa a quem doer. Investigar tudo que for denunciado. E os senadores que aqui estão denunciados ou que serão denunciados têm o compromisso moral com o Brasil e com esta Casa de vir a esta tribuna dizer se estão ou não envolvidos nesse escândalo imoral.

Telmário ainda destacou a importância da delação premiada para as investigações sobre a Petrobras. Ele disse que, graças a esse mecanismo, envolvidos nos fatos revelaram à Polícia Federal como funcionava o esquema de lavagem e de desvio de dinheiro na empresa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)