Na reforma política, PSB lutará pelo fim da reeleição, diz Capiberibe

Da Redação | 27/02/2015, 12h59

O senador João Capiberibe (PSB-AP) disse nesta sexta-feira (27) que os seis senadores do seu partido lutarão pelo fim da reeleição nos cargos do Executivo e pelo fim do financiamento empresarial das campanhas. Na terça-feira, no colégio de lideres, ele pedirá prioridade para a votação da PEC 32/2014, da senadora Lídice da Mata (PSB-BA). A proposta exclui do ordenamento jurídico a possibilidade de reeleição para governadores, prefeitos e presidente da República.

De acordo com Capiberibe, a possibilidade de reeleição trouxe muitas distorções para a democracia porque alianças são feitas considerando o tempo de TV e rádio da campanha eleitoral seguinte. Além disso, há o comprometimento das contas públicas durante vários anos.

— A reeleição foi um dos erros que cometemos, e trouxe muitas distorções na democracia. Ela mudou completamente a forma de governar no país.

Quando não havia essa possibilidade, afirmou, as políticas públicas eram formatadas e executadas para um prazo mais curto, e buscando-se o equilíbrio, porque era necessário prestar contas quatro anos depois.  De acordo com o senador, antes da possibilidade de reeleição, governava-se para mostrar serviço e melhoria da qualidade de vida das pessoas, e não visando à perpetuação no poder.

Transparência

Autor da Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009),  Capiberibe lamentou a decisão da Câmara de pagar pelas passagens aéreas dos cônjuges de deputados. Ele lembrou que pagamento de passagens já foi tema de um grande escândalo na Câmara, há alguns anos, porque revelou-se “uma caixa-preta”. Num apelo ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), pediu que a Casa recue, “diante da unanimidade de que a sociedade não aceita essa decisão”.

— Na hora em que o país mergulha em inúmeras crises éticas e de distanciamento democrático, uma atitude como essa nos vira de costas para a sociedade — disse no Plenário nesta sexta-feira (27). Ele ressaltou que embora seja do Senado, é parlamentar e sofre as consequências da impopularidade da medida adota pelos deputados.

No mesmo discurso, Capiberibe parabenizou a justiça brasileira pela condução da Operação Lava Jato, e lembrou que as investigações precisam ser inteiramente apoiadas pelo Congresso e pela mídia.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)