Instalada CPI da Petrobras na Câmara

Da Redação | 26/02/2015, 15h26

A Câmara dos Deputados instalou nesta quinta-feira (26) a comissão parlamentar de inquérito para investigar denúncias envolvendo a Petrobras. Como previsto, o deputado Hugo Motta (PMDB-PB) foi eleito para presidir os trabalhos. Ele teve 22 votos, contra 4 de Ivan Valente (PSOL-SP) e 1 voto em branco. Motta designou como relator o deputado Luiz Sérgio (RJ), indicado pelo PT.

No Senado, os parlamentares de oposição desistiram de reunir assinaturas para viabilizar uma CPI mista (com deputados e senadores) e agora se concentram numa CPI para investigar as operações do BNDES.

A partir da próxima segunda-feira (2), a CPI da Câmara receberá requerimentos dos deputados, incluindo os pedidos de audiência pública e de convocação para interrogatórios. O relator também deve apresentar seu plano de trabalho na próxima semana.

Antes da eleição, a discussão ficou centrada em questão de ordem apresentada pelo deputado Ivan Valente (PSOL-SP), que pediu o afastamento dos membros da comissão que receberam doações de campanha de empreiteiras investigadas na Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), que presidiu a sessão por ser o mais velho entre os integrantes, rejeitou o pedido de Valente. Ele argumentou que os deputados não se apresentaram à a CPI por vontade própria, mas foram indicados pelos partidos.

O prazo de funcionamento da CPI é de 120 dias, podendo ser prorrogado por mais 60.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
CPI da Petrobras Petrobras