Presidente do Senado defende cortes no setor público para fazer ajuste fiscal

Da Redação | 25/02/2015, 18h57

O presidente do Senado, Renan Calheiros, defendeu nesta quarta-feira (25) que o Poder Executivo faça cortes na máquina pública para mostrar à sociedade que também está contribuindo para o equilíbrio das contas. As medidas possíveis incluem a redução de cargos comissionados e a revisão de contratos.

Para Renan,  não é razoável transferir a conta apenas para a “parcela mais sofrida da população”, quando outros setores também devem contribuir.

Renan deu como exemplo de ajuste o que está acontecendo no Senado. Segundo ele, os gastos no ano passado foram inferiores aos de 2013. Ele ressaltou que o Congresso não vai faltar com o Brasil e vai ajudar no aprofundamento do ajuste.

— Aqui no Senado nós fizemos exatamente isso. Nós gastamos em 2014 menos do que em 2013. Cortamos 37% dos cargos em comissão. Acho que esse é um bom exemplo, que pode ser levado para o ajuste fiscal brasileiro. Nós podemos fazer isso no Brasil.

O presidente do Senado também cobrou maior participação do partido nas decisões do governo federal. Ele avalia que a coalizão do governo deve ser aprimorada.

— O PMDB, por exemplo, que é o maior partido no Congresso, não tem papel nenhum na coalizão e na definição das políticas públicas. Isso como está não pode continuar. O PMDB não está preocupado com cargos. O PMDB já tem cargos demais. O que o PMDB precisa ter na coalizão são encargos, e não cargos — declarou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Administração Pública