Jorge Viana formaliza proposta de comissão para acompanhar escassez de água

teresa-cardoso | 11/02/2015, 15h09

Em sessão plenária, o senador Jorge Viana (PT-AC) formalizou, nesta quarta-feira (11), a proposta de criação de uma comissão temporária do Senado para acompanhar a escassez de água enfrentada hoje no Brasil. O senador lembrou que o país vive atualmente uma crise hídrica sem precedentes e ressaltou a necessidade de discutir o tema amplamente, de maneira a evitar danos maiores no futuro.

— Tem explicação que o estado mais rico do país tenha rios tão poluídos e que não tenha oportunidade de aproveitamento dessa água para uso humano? — questionou o senador, referindo-se a São Paulo.

Nesse trabalho a ser conduzido por essa comissão temporária, Jorge Viana antecipou o que acontecerá nos próximos meses.

— Vamos andar esses estados, andar pelo Nordeste brasileiro, conversar com as autoridades, ir a Cachoeira Paulista, trazer todo um trabalho que o Brasil tem de monitoramento de sua cobertura florestal, envolver o Ministério do Ambiente, para que possamos estabelecer definitivamente uma política adequada para o século 21. Uma política de manejo adequado, garantindo água para o agricultor, garantindo água para o consumidor e garantindo uma relação respeitosa com a natureza. Estamos pagando caro e ainda nem começamos a pagar essa dívida com a natureza.

De acordo com o senador, o sistema elétrico brasileiro é praticamente todo interligado e sua produção vem de fontes hidrelétricas. Daí por que, em sua opinião, o Brasil precisa ter uma resposta para esse modelo que hoje se revela insustentável.

— Ou mudamos nosso modelo de produção e consumo ou vamos ter consequências ainda maiores — disse Jorge Viana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Água Meio Ambiente Senador Jorge Viana