Na despedida do Senado, Cyro Miranda cobra maior equilíbrio entre Executivo e Legislativo

Da Redação e Da Rádio Senado | 16/12/2014, 22h01

No pronunciamento em que despediu-se da Casa, o senador Cyro Miranda (PSDB-GO) criticou a imposição da vontade do Poder Executivo sobre o Congresso e cobrou uma relação mais “equilibrada e respeitosa” da parte do governo.

Cyro Miranda avaliou negativamente a edição de medidas provisórias que considera “esdrúxulas e repletas de penduricalhos”.

O parlamentar também citou a lei que mudou o cálculo do superávit primário como exemplo de norma que não levou em conta os maiores interesses da nação. Para ele, os senadores têm que ouvir a demanda do povo, que exige uma nova postura dos políticos, e precisam agir para o resgate da autonomia e da legitimidade do Senado.

— Não há como aceitar, por exemplo, a aprovação de uma verdadeira manobra para permitir que o governo literalmente burle a Lei de Responsabilidade Fiscal. Quando o Senado e o Congresso se prestam a esse papel, abrem mão da legitimidade e da independência que lhes foram conferidas nas urnas e na ordem republicana — afirmou.

Cyro Miranda também chamou os parlamentares a lutar contra a corrupção, “doa a quem doer”, e manifestou seu constrangimento diante do que chamou de “teatro” para reduzir a importância das comissões de inquérito sobre a Petrobras.

O senador recebeu apartes de 39 senadores, durante mais de duas horas. Ao final, o presidente do Senado, Renan Calheiros, também prestou homenagem ao parlamentar.

— Em nome dos senadores circunstancialmente ausentes não puderam estar aqui hoje, as nossas homenagens ao Senador Cyro Miranda, um retrato da melhor convivência que alguém poderia ter nesta Casa com os seus pares. Sua convivência proporcionou a todos nós um grande aprendizado do qual nós nos lembraremos sempre — declarou Renan.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Senador Cyro Miranda