Secretários estaduais de agricultura vão discutir políticas de crédito rural na CRA

Iara Guimarães Altafin | 28/11/2014, 11h52

A Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) convidou secretários estaduais de agricultura, representando as cinco regiões, para discutir as políticas de crédito rural em implementação no país. A audiência pública, marcada para terça-feira (2) às 8h30, integra cronograma da comissão para avaliação de políticas desenvolvidas pelo Executivo.

Para o ano agrícola 2014/2015, o governo federal anunciou a liberação de R$156,7 bilhões para o financiamento da produção e para investimentos na agricultura empresarial, com juros que variam de 4% a 8% ao ano. E para agricultura familiar, está prevista a aplicação de R$ 24,1 bilhões, com juros entre 0,5% e 3,5% ao ano para o agricultor e até 4% ao ano para cooperativas.

No início de novembro, a CRA discutiu a política de crédito rural com representantes dos Bancos do Nordeste (BNB), da Amazônia (Basa) e Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Eles destacaram aumento de volume de crédito nos últimos anos, mas também apontaram dificuldades dos produtores rurais na obtenção dos recursos, seja pela burocracia na contratação do financiamento ou pela dificuldade em cumprir os contratos.

Na ocasião, os senadores apontaram, como principal queixa dos produtores rurais, a inexistência de um seguro que garanta a renda do agricultor em caso de problemas na lavoura.

Foram convidados para o debate de terça-feira os secretários estaduais do Paraná, Norberto Anacleto Ortigara; do Pará, Andrei Gustavo Castro; de São Paulo, Mônika Bergamaschi; de Alagoas, José Marinho Junior; e a ex-secretária de Mato Grosso do Sul Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: