Anibal Diniz quer votação rápida de PEC que estimula ciência e tecnologia

Da Redação e Da Rádio Senado | 27/11/2014, 18h12

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 12/2014, que atualiza o texto constitucional no capítulo referente à ciência e tecnologia para dar ao setor mais incentivos financeiros e apoio do Estado na formação de profissionais e na cooperação científica.

E o senador Anibal Diniz, do PT do Acre, pediu que essa PEC seja analisada ainda na semana que vem pelo Plenário do Senado, em regime especial, de modo que ainda neste ano a comunidade científica nacional já conte com um texto constitucional atualizado.

— De tal maneira que os fazedores de ciência e tecnologia do Brasil, as instituição abnegadas que produzem ciência e tecnologia no Brasil possam contar com um instrumento a mais de simplificação na busca da viabilização dos seus projetos e, certamente, todas as entidades que se mobilizaram na construção dessa proposta vão aplaudir essa decisão do senado federaldisse Anibal.

O senador ainda defendeu a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 132/2014, que destina exclusivamente às mulheres uma das vagas nas eleições de renovação de dois terços das cadeiras do Senado Federal.

Se virar lei a proposta, cada estado e o Distrito Federal serão representados, ao menos, por uma mulher, totalizando 27 senadoras. E essa representatividade seria muito diferente da atual, em que, das oitenta e uma vagas existentes, apenas 13 são ocupadas por mulheres, contou o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)