Suplicy rebate afirmações de Aloysio Nunes sobre crise da água em São Paulo

Da Redação e Da Rádio Senado | 30/10/2014, 18h58

O senador Eduardo Suplicy (PT-SP), rebateu afirmações do senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), sobre a crise no abastecimento de água que atinge principalmente o sistema Cantareira e o Rio Paraíba do Sul, em São Paulo. Para ele, Aloysio Nunes se equivocou ao se referir à bacia do Paraíba do Sul. Suplicy explicou que há vários anos existe uma regulação específica para a operação de todos os reservatórios e não apenas o de Jaguari, além da transposição de água para abastecer a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Suplicy disse que, ao contrário do que afirmou o senador tucano, a geração de energia elétrica no Vale do Paraíba é apenas uma otimização, que não afeta o abastecimento de água. O senador petista acrescentou que, além da estiagem, a hidrovia Tietê-Paraná é afetada pela formação rochosa do fundo do Tietê, que exige a manutenção de um nível mais elevado da água, e também a demora da Cesp em fazer os testes para a redução das vazões das usinas de Ilha Solteira, Jupiá e Porto Primavera, o que manteria operacional o canal de Pereira Barreto.

Ao comentar a extensão da estiagem, o senador Aloysio Nunes citou o município de Guarulhos. Suplicy respondeu que a crise foi intensificada depois que a Sabesp reduziu a oferta de água para a cidade.

— Infelizmente, nos municípios do ABC em condições semelhantes às de Guarulhos, a decisão da Sabesp atinge unicamente as prefeituras governadas por partidos que não estão na base do governo paulista. Não parecem ser decisões técnicas — afirmou.

O senador do PT também rebateu Aloysio Nunes sobre suposta manobra política em relação a um grupo técnico de assessoramento da gestão do sistema Cantareira.  Segundo Suplicy, o grupo foi extinto porque o secretário estadual de Recursos Hídricos, Mauro Arce, recusou-se a cumprir acordo de gestão mais proporcional e conservadora da água disponível no momento em que a crise exigia medidas mais prudentes.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)