Comissão mista discute desafios para viabilizar acordo mundial sobre clima

Da Redação | 30/10/2014, 10h28

O chefe da representação brasileira nos fóruns da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre clima, embaixador José Antônio Marcondes de Carvalho, apresenta a senadores e deputados convergências e divergências nas negociações internacionais sobre mudanças climáticas. Ele participa neste momento de audiência pública na Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC).

Os parlamentares querem saber como o país está se preparando para a 20ª Conferência das Partes (COP20) da Convenção-Quadro da ONU sobre Mudanças Climáticas, que será realizada no início de dezembro em Lima. Nesse encontro serão definidas as diretrizes para um novo acordo climático, a ser assinado na COP21, em dezembro de 2015, em Paris.

Os países buscam um entendimento em substituição ao Protocolo de Kyoto, assinado em 1998 com compromisso dos países industrializados de redução de emissões até 2012, posteriormente prorrogado até 2020. O novo acordo global deve ser assinado em 2015 para que os governos tenham pelo menos cinco anos para implementar o tratado.

O debate com o embaixador Marcondes de Carvalho está sendo realizado na sala 9 da Ala Alexandre Costa, no Senado.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/CMMC_Mudanca_do_Clima_COP_20
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Facebook: eCidadaniaSF
Twitter: @e_cidadania

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)