Senado votará nesta quinta projeto de conscientização sobre câncer de próstata

Guilherme Oliveira | 29/10/2014, 20h07

O presidente do Senado, Renan Calheiros anunciou que abrirá ordem do dia especial nesta quinta-feira (30) para que seja votado o PLS 34/2005, que fortalece o Programa Nacional de Controle do Câncer de Próstata.

De autoria do senador Antônio Carlos Valadares (PSB-SE), o projeto altera a Lei 10.289/2001, que cria o programa. Ele inclui na legislação a capacitação de profissionais da saúde para avanços na prevenção e detecção do câncer de próstata.

O projeto também altera para 50 anos a idade mínima da população masculina a ser beneficiada com exames de detecção precoce dessa modalidade de câncer. Na legislação atual, a idade mínima é de 40 anos. A alteração, segundo Valadares, visa atender melhor a faixa etária com maior incidência de câncer de próstata.

A sessão ordinária desta quinta seria não-deliberativa, sem votações. No entanto, a pedido de Valadares, o presidente Renan Calheiros concordou em realizar a votação simbólica do projeto, por acordo entre as lideranças, para que sua aprovação ocorra antes do dia 3 de novembro, segunda-feira próxima.

Nesse dia, o Congresso Nacional fará sessão especial para comemorar os 26 anos do Dia Nacional de Combate ao Câncer. A sessão terá lugar no Plenário do Senado, às 17h30.

- Agradeço a Vossa Excelência por abrir a exceção e colocar esse projeto para ser votado amanhã. É da mais alta importância para a saúde pública dos homens brasileiros – celebrou Valadares.

Novembro Azul

Na sessão de terça-feira (28), a senadora Ana Amélia (PP-RS) já havia falado a respeito do dia 3 de outubro, data comemorativa que também marca o início da campanha Novembro Azul, que promove a conscientização a respeito do câncer de próstata – o equivalente ao Outubro Rosa, que se refere ao câncer de mama.

- A intenção é exatamente chamar atenção para a prevenção da saúde do homem, porque o câncer de próstata é o que mais mata os homens depois das doenças cardiovasculares – alertou na terça-feira a senadora Ana Amélia.

Como parte do Novembro Azul, o prédio do Congresso Nacional será iluminado de azul durante todo o próximo mês.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: