Lídice da Mata diz que reforma política deve ser prioridade

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/10/2014, 17h09

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), que apoiou, durante o segundo turno, a presidente Dilma Rousseff, disse que a margem apertada de votos na vitória do Partido dos Trabalhadores exige do Palácio do Planalto uma nova forma de governar, promovendo reformas importantes. E a primeira delas, destacou a senadora, deve ser a reforma política.

E para colaborar, Lídice da Mata apresentou dois projetos sobre o tema. Um deles propõe o fim da reeleição e o outro, mudanças no tempo de televisão para os candidatos.

Para a senadora, as campanhas, da forma como são feitas  e apresentando sempre  custos altíssimos, afastam os cidadãos comuns da política, o que é ruim para a democracia, alertou:

- Esse modelo deixou claro que o comando do resultado das eleições está na interferência do poder econômico. Nenhum deputado federal se elege com menos, a depender da região, de 5, 6, 7, falam até em 12, 15 milhões de reais . Isso vem na contramão do processo democrático que nós tentamos, com a Constituição de 88, dar a este país - afirmou a senadora.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)