Humberto Costa defende realização de plebiscito sobre reforma política

Da Redação e Da Rádio Senado | 28/10/2014, 16h51

O senador Humberto Costa (PT-PE) afirmou nesta terça-feira (28) que a reeleição da presidente Dilma Rousseff foi um "passo significativo" na consolidação da democracia brasileira. Ele defendeu a abertura do diálogo com a sociedade e a união de todos os cidadãos para a construção de uma agenda de mudanças.

O senador defendeu um plebiscito para consultar a população sobre a reforma política. Ele sublinhou a responsabilidade do Congresso na correção das principais distorções do sistema eleitoral.

- É necessário discutir cláusula de barreira, coligações proporcionais, sistema de votação, reeleição, maior participação das mulheres e, principalmente, a questão do financiamento das campanhas eleitorais. A reforma deve nascer de um plebiscito para que a partir de perguntas claras a população possa decidir objetivamente sobre as mudanças que deseja no sistema político brasileiro.

Humberto Costa ainda pediu que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, recoloque em pauta a Ação Direta de Inconstitucionalidade, movida pela OAB para acabar com o financiamento privado de campanhas eleitorais, que, segundo ele, é a maior fonte dos escândalos no país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)