Romário vai representar o Rio de Janeiro no Senado

Da Redação | 05/10/2014, 21h00

O atual deputado federal Romário (PSB) foi eleito senador pelo Rio de Janeiro. É a segunda vitória de sua carreira política iniciada nas eleições de 2010, quando obteve uma vaga na Câmara dos Deputados. Ele recebeu mais de 63,3% dos votos (4,6 milhões), derrotando o ex-prefeito Cesar Maia (DEM), que obteve 20,51% dos votos — 1,5 milhão.

Romário de Souza Faria nasceu no dia 29 de janeiro de 1966 na comunidade do Jacarezinho, no subúrbio do Rio de Janeiro. Divorciado e pai de seis filhos, Romário começou curso de moda, mas não o concluiu. Ficou conhecido no Brasil e no mundo por seu talento como jogador de futebol, tendo sido um dos protagonistas da conquista do tetracampeonato na Copa do Mundo de 1994 e escolhido um dos cinco melhores jogadores de futebol de todos os tempos em 2000.

Ainda durante a carreira como jogador, criou o Instituto Romário de Souza Faria, em 1995, e o Projeto Romarinho, que vigorou de 1999 a 2002. O projeto atendia crianças e jovens carentes nos estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo com treinos de futebol, alimentação, serviços médicos, transporte e educação para a cidadania.

Está no seu primeiro mandato como deputado federal pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB), tendo sido eleito em 2010 com 146.859 votos. Na Câmara, Romário é o primeiro-vice-presidente da Comissão de Turismo e Desporto, suplente da Comissão de Educação e Cultura e vice-presidente da Frente Parlamentar da Pessoa com Deficiência, além de diretor de Assuntos Esportivos e Acessibilidade da Frente Parlamentar da Atividade Física. Pautou sua atuação parlamentar em defesa do esporte, das crianças, dos jovens e dos direitos das pessoas com deficiência.

Entre os projetos apresentados na Câmara, destacam-se o PL 6.570/2013, que proíbe a cobrança de taxa adicional para alunos com deficiência física ou intelectual em escolas particulares; o PL 1.709/2011, que aumenta o repasse de recursos para o paradesporto e os programas de incentivo à inclusão desportiva de estudantes portadores de deficiência; e o PL 2.515/2011, que tipifica como crime qualquer forma de castigo corporal, ofensa psicológica, tratamento cruel ou degradante à criança ou adolescente com deficiência física, sensorial, intelectual ou mental.

Veja o resultado das eleições no site do TSE.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Eleições 2014