Anibal Diniz comemora redução do trabalho infantil em 2013

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/09/2014, 15h27

O senador Anibal Diniz (PT-AC) comemorou a redução do trabalho infantil no país em 2013, apontada na nova Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad).

De acordo com os dados divulgados pelo IBGE, nesta quinta-feira (18), houve uma queda expressiva do trabalho infantil em todas as faixas etárias, especialmente no grupo de 14 a 17 anos. A redução no grupo de 5 a 7 anos, ressaltou o senador, foi de 12,3%. Apesar disso, lamentou Anibal Diniz, ainda existem 3 milhões e 100 mil crianças brasileiras nessa idade que trabalham.

O parlamentar também destacou as informações sobre a região de maior incidência do trabalho infantil. Pela pesquisa do IBGE, a maioria das crianças nessa situação estava nas Regiões Norte e Nordeste, onde elas representavam mais de 20% dos trabalhadores.

— E a Região Norte foi a região em que houve maior saída de crianças e adolescentes do trabalho infantil, de 9,6% para 8,2%, seguida da Região Sul, onde o índice de trabalho de crianças caiu para 9,1%. A coordenadora do estudo, Maria Lúcia Vieira, afirmou que a redução no trabalho infantil está associada à escolaridade, ou seja, os jovens estão deixando de trabalhar para estudarexplicou.

Aníbal Diniz destacou também outros dados da Pnad: a elevação do número de crianças na escola; o aumento da escolaridade e a queda do analfabetismo.

Ele ressaltou ainda que a renda média do trabalhador melhorou em 2013. Com o aumento de 5,7 por cento, a renda subiu de R$ 1.590 para R$ 1.681. O aumento maior foi no Amazonas: 12,8%. Para o senador, esses números revelam que o país avança, apesar das dificuldades.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE:
Analfabetismo IBGE