Odacir Soares pede atenção do governo federal à Região Norte

Da Redação e Da Rádio Senado | 20/08/2014, 16h10

O senador  Odacir Soares (PP-RO) lamentou que o endividamento de Rondônia, nos últimos anos, tenha  chegado a R$ 3,3 bilhões, o que reduziu o poder de investimento do estado e a adoção de medidas que ajudem a melhorar a qualidade de vida da população.

Segundo o senador, esse problema se reflete no índice de desenvolvimento humano do estado, que é de 0,690, o que o coloca no 15º lugar entre os estados brasileiros. Além disso, Rondônia caiu da 20ª para a 23ª posição no ranking de competitividade dos estados brasileiros, em estudo de uma consultoria ligada à revista britânica The Economist.

Odacir Soares explicou que esse ranking analisa fatores que afetam os negócios e objetiva ajudar os estados a melhorem sua competitividade. Infraestrutura, criminalidade, burocracia, corrupção, disponibilidade de mão-de-obra qualificada são alguns desses fatores e em muitos deles a nota de Rondônia foi abaixa, lamentou o senador.

O senador explicou que isso não se deve apenas a problemas locais. Deve-se também à falta de uma política de efetiva redução das desigualdades no desenvolvimento das regiões brasileiras. Por isso, Odacir Soares pediu ao governo medidas que garantam melhores condições para que Rondônia e outros estados das regiões menos desenvolvidas possam ter um futuro melhor.

- Não podemos permitir que a perspectiva de um futuro medíocre e sem esperança se abata sobre o estado de Rondônia. A política oriunda do governo federal para a Região Norte, a partir dos anos 60, centrou-se basicamente em  incentivos fiscais. Está aí a Zona Franca de Manaus como exemplo. Mas essa política já se revela insuficiente para o futuro. Sem negar a validade das críticas e da necessidade de uma profunda reformulação regional, a reavaliação dessas políticas deve enfrentar o fato de que se encontram  travadas por problemas de cunho estrutural, com profunda herança histórica - disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: