Dilma Rousseff lamenta perda de 'grande brasileiro e grande companheiro'

Da Redação | 13/08/2014, 15h30

A presidente Dilma Rousseff decretou luto oficial de três dias pelo falecimento do candidato do PSB à Presidência, Eduardo Campos. Em nota oficial, ela disse que o Brasil inteiro está de luto e que o político era um exemplo de democrata e uma grande liderança política. “Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um grande companheiro”, afirmou.

Dilma disse que Campos e ela tiveram longa convivência no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, durante as campanhas presidenciais de 2006 e 2010 e durante o governo da presidenta. “Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência”.

Ao prestar condolências aos familiares de todas as vítimas da tragédia, Dilma Rousseff disse que Campos foi um pai e marido exemplar. “Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata, companheira de toda uma vida, e com os seus amados filhos. Estou tristíssima”, declarou, ainda na nota.

Em pronunciamento à tarde no Palácio do Planalto, Dilma voltou a lamentar a morte de Eduardo Campos. Ela disse que o Brasil perdeu uma importante liderança, que tinha um futuro promissor, capaz de galgar os mais altos postos do país. A presidente informou que suspendeu sua campanha pela reeleição por três dias. Ela acrescentou que colocou à disposição do governo de Pernambuco e da família Campos a estrutura do governo federal para o velório. Dilma disse que está tentando falar com a viúva e que estará presente na cerimônia de despedida de Campos.

- Sem sombra de dúvida, é uma grande perda para o país. Espero que o exemplo de Eduardo Campos sirva para mantê-lo vivo na memória dos corações dos brasileiros – disse.

Mais cedo, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, também lamentou o falecimento do candidato. Ele elogiou as características de Eduardo Campos e desejou força à esposa de Campos, Renata, e a toda família do político “por essa perda dolorosa”.

“Tive o privilégio de conviver com ele no governo do presidente Lula e sua capacidade de trabalho, mas sobretudo, de fazer amigos, e sua capacidade de sedução, sempre foram marcas muito profundas de sua personalidade".

Veja a íntegra da nota oficial de Dilma:

"O Brasil inteiro está de luto. Perdemos hoje um grande brasileiro, Eduardo Campos. Perdemos um  grande companheiro.

Tivemos Eduardo e eu uma longa convivência no governo Lula, nas campanhas de 2006, 2010 e durante o meu governo.

Estivemos juntos, pela última vez, no enterro do nosso querido Ariano Suassuna. Conversamos como amigos.

Sempre tivemos claro que nossas eventuais divergências políticas sempre seriam menores que o respeito mútuo característico de nossa convivência.

Foi um pai e marido exemplar. Nesse momento de dor profunda, meus sentimentos estão com Renata e com os seus filhos. Estou tristíssima."

Da Agência Brasil

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: