Agricultura de baixo carbono será tema de audiência pública

Da Redação | 01/08/2014, 19h40

A agricultura de baixo carbono (ABC) será o tema da próxima audiência pública da Comissão Mista Permanente sobre Mudanças Climáticas (CMMC). Os senadores e especialistas devem discutir, na tarde de terça-feira (5), estratégias para dar sustentabilidade à  produção agropecuária de tal forma que o plantio e a criação de gado não castiguem o meio ambiente.

No Brasil, o Plano ABC é comandado pelo Ministério da Agricultura (Mapa). Ele consiste em fomentar diferentes ações: recuperar pastagens degradadas; integrar lavoura-pecuária-floresta e sistemas agroflorestais; executar o plantio direto; fazer a fixação biológica de nitrogênio (FBN); aumentar as florestas plantadas; tratar dejetos animais; e adaptar às mudanças climáticas.

Na reunião, o Mapa será representado pelo seu coordenador de Conservação do Solo e Água e de Florestas Plantadas, Elvison Nunes Ramos.

A CMMC convidou também os gestores do BNDES responsáveis pela área de suporte aos programas agropecuários, Carlos Alberto Vianna Costa e Marcos Estevam Del Prette. Além deles, deve ser ouvido pelos senadores um gerente do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima e um representante da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

A audiência pública será às 14h30 no plenário 7 da ala Alexandre Costa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: