Senado facilita uso de bicicleta por servidores

Herivelto Ferreira | 03/07/2014, 19h20

Norma publicada no Boletim Administrativo do Senado Federal (BASF) desta quarta-feira (2) facilita o uso de bicicletas como meio de transporte pelos servidores da Casa. Foram autorizadas a criação de espaços especializados e a instalação de paraciclos em pontos estratégicos: nos edifícios do Prodasen e no do Interlegis, no estacionamento da L4 Norte e no edifício principal perto da via de acesso à Chapelaria. Este último é acessível ao público em geral.

O ato também autoriza o uso de vestiários do Interlegis e do Prodasen e permite o acesso a locais de trabalho com trajes esportivos, com algumas restrições e com o uso obrigatório do crachá.

Dessa forma, o estacionamento das bicicletas deve ser feito nos locais sinalizados e apropriados para isso, ou, por enquanto, na grade próxima à Caixa Econômica Federal, no complexo da Secretaria de Editoração e Publicações (Segraf). Atualmente, apenas as proximidades da Chapelaria e do ponto final das vans oferecem, ainda que em número reduzido, espaços para que os ciclistas deixem seus veículos.

Para o servidor Marcelo Andrade, que trabalha no Prodasen, a determinação desses locais é uma nova oportunidade para quem, como ele, vai trabalhar de bicicleta. Mesmo com a criação do programa Mobilidade Sustentável, ele ainda se sentia prejudicado por não encontrar local próximo, e adequado, para estacionar a sua bike.

- Se é permitido estacionar a bicicleta no local de trabalho, por que deixá-la longe? Isso incentiva o uso do carro, não o da bicicleta. No entanto, este ato é bastante específico nisso, na criação dos espaços reservados aos ciclistas, então acho que não haverá problemas – diz.

As demandas relacionadas à utilização dos espaços serão acompanhadas, avaliadas e intermediadas pelo Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais com a Diretoria-Geral do Senado. Segundo o servidor Deomar Rosado, integrante do programa Senado Verde, a compra de armários e paraciclos já está em andamento. Quanto à criação de novos locais, fica a cargo do núcleo e da Secretaria de Infraestrutura, visto que coordenam e julgam quais condições são apropriadas.

Em abril e junho, servidores se reuniram para ir pedalando ao trabalho, como forma de reivindicar condições para uso das bicicletas. Airton Aragão, que trabalha na Secretaria de Comissões, foi um dos participantes.

- Essas melhorias estimulam a adesão de quem não está acompanhando os debates à prática sustentável.  Quando nos virem com o capacete no trabalho, vão perguntar o porquê. Isso desperta o interesse de novos servidores – ressalta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: