Ministro do TCU não vai participar de audiência na CPI da Petrobras

Larissa Bortoni | 27/05/2014, 16h45

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) José Jorge enviou uma carta para informar que não pode depor à CPI da Petrobras, por ser relator de processos relacionados a temas que são objeto de investigação. O depoimento do ministro do TCU estava marcado para esta quinta-feira (29).

O relator da CPI, José Pimentel (PT-CE), lamentou a decisão de José Jorge. Ele lembrou que o TCU já reuniu um conjunto de informações que poderiam ser úteis.

- Até porque ele já foi senador da República. Integrou o Conselho de Administração da Petrobras e hoje acompanha um conjunto de processos de investigação. Já tivemos outros ministros do TCU presentes em CPI. Lamentavelmente, José Jorge que tem um conjunto de dados para ajudar na investigação se nega a vir - disse o relator.

José Pimentel afirmou também que ainda não foi marcada uma data para o depoimento do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, preso pela Polícia Federal na Operação Lava Jato e posteriormente solto por decisão do ministro Teori Zavascki, do STF. A convocação dele foi aprovada nesta terça-feira (27), assim como a requisição de todos os documentos da Operação Lava Jato que estão no Supremo Tribunal Federal e na 13ª Vara Federal de Curitiba.

Pimentel considera ideal analisar a documentação antes de ouvir Paulo Roberto Costa, que é um dos investigados no esquema de lavagem de dinheiro.

- Espero que parte dos documentos que estamos requerendo sobre a Operação Lava Jato chegue antes, para que possamos ter mais subsídios para questioná-lo.

A CPI da Petrobras deve ouvir nesta quinta-feira o ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada. Ele foi responsável pelo resumo executivo que recomendou ao Conselho de Administração da estatal a compra dos outros 50% da refinaria de Pasadena.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: