TCU vê 'fortes indícios' de geração insuficiente de energia, alerta Alvaro Dias

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/05/2014, 17h45

O Tribunal de Contas da União (TCU) identificou, segundo o senador Alvaro Dias (PSDB-PR), "fortes indícios" de que a capacidade de geração de energia no Brasil é insuficiente para garantir a segurança energética dentro dos parâmetros estabelecidos pelo Conselho Nacional de Política Energética.

Na opinião do senador, o governo já deveria ter adotado providências semelhantes às tomadas pelo governo Fernando Henrique em 2001, quando houve uma crise no setor por conta da falta de água nos reservatórios.

Álvaro Dias contou que, na época, identificou-se a impossibilidade de atender as necessidades de energia até o final daquele ano. Por isso, o governo Fernando Henrique criou a Câmara de Gestão da Crise e incentivou a racionalização do consumo de energia. Com isso, o país reduziu em 25% o consumo de energia, evitando, assim, o racionamento.

- Repetimos: é preciso que o governo adote providências competentes e imediatas porque corremos o risco de um racionamento de energia sem precedentes na história, com implicações nefastas para a economia e para a vida da população brasileira - disse Alvaro Dias em Plenário, nesta segunda-feira (12).

O senador já pediu à Comissão de Assuntos Econômicos que convide o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e representantes de empresas geradoras de energia elétrica para discutir o risco de apagão no setor. O pedido deve ser votado nesta terça-feira (13).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: