Presidentes das teles são chamados a explicar na CMA problemas da telefonia celular

Iara Guimarães Altafin | 06/05/2014, 11h15

A Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA) realizará no próximo dia 20 audiência pública sobre os problemas da telefonia celular no país. O senador Eduardo Amorim (PSC-SE), autor do requerimento para realização do debate, quer que os presidentes das operadoras expliquem as inúmeras dificuldades enfrentadas pelos usuários de celular.

– Queremos entender por que pagamos tão caro e não temos, nem na capital do país, um serviço decente – afirmou Eduardo Amorim, que é o vice-presidente da CMA, mas é o seu atual presidente em exercício em razão da licença do senador Blairo Maggi (PR-MT).

Foram convidados para a audiência Antonio Carlos Valente, presidente da Vivo; Zeinal Bava, presidente da Oi; Carlos Zenteno, presidente da Claro; e Rodrigo Abeu, presidente da Tim; além de João Rezende, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel); Euza Missano, promotora de Defesa dos Direitos do Consumidor; e um representante da União Nacional dos Legisladores Estaduais.

No início da reunião da CMA nesta terça-feira (6), o senador Jorge Viana (PT-AC) disse que apresentou requerimento para que a Comissão de Serviços de Infraestrutura (CI) promova debate semelhante. Ele acrescentou que encaminhará pedido para que a audiência pública do dia 20 seja realizada em conjunto pelas duas comissões.

Escassez de água

Os senadores também manifestaram preocupação com a falta de água em diversas localidades brasileiras.

– O clima do planeta está sofrendo transformação por influência do homem e as previsões nos dão conta de que as secas ficarão ainda mais severas, teremos menos água nos rios e, dessa maneira, aumentarão os riscos para a saúde, a energia, o turismo e a agricultura – disse Eduardo Amorim, ao comentar relatório da ONU sobre as mudanças climáticas.

Jorge Viana ressaltou que problemas de secas e enchentes afetam todo o país e lembrou que a comissão discutirá o assunto em audiência pública com o presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), Vicente Andreu Guillo, em data ainda a ser marcada.

Os projetos colocados em pauta nesta terça-feira não foram votados por falta de quórum e serão examinados nas próximas reuniões da CMA.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: