Oposição quer instalar CPI da Petrobras na próxima semana

teresa-cardoso | 24/04/2014, 11h25

Uma CPI do Senado para investigar exclusivamente irregularidades na Petrobras, como a compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos, deve ser instalada já na próxima semana, devendo imediatamente a presidência da Casa determinar quantos senadores serão indicados por cada partido.

A afirmação foi feita pelo líder do DEM, senador José Agripino (RN), ao deixar a reunião em que os líderes dos partidos de oposição se encontraram, na liderança do PSDB no Senado, para examinar o despacho da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal. Ela considerou descabida a pretensão governista de utilizar a mesma comissão parlamentar de inquérito para investigar desvios de recursos nos trens e no metrô, nas administrações de São Paulo e do Distrito Federal (então sob a responsabilidade do PSDB e do DEM), e no Porto de Suape, em Pernambuco, estado governado pelo PSB.

O presidente do Senado, Renan Calheiros, se encontra em Roma, e deve retornar só no dia 28. Mas, para Agripino, não é necessário aguardá-lo para instalar a CPI.

- A oposição tem que ser respeitada nas suas prerrogativas. O que tem que acontecer agora é a instalação da CPI. O mandado de segurança impetrado já foi respondido com muita clareza pela ministra Rosa Weber. Quem está exigindo isso é o país, não os partidos de oposição. O país quer saber o que o Senado vai fazer. E os trabalhos podem começar já na próxima semana - disse o líder do DEM.

Veja a matéria consolidada

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: