Mozarildo Cavalcanti defende projeto que estabelece critérios para criação de municípios

Da Redação e Da Rádio Senado | 23/04/2014, 15h20

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RO) defendeu a aprovação de projeto que define critérios para criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios.

Ele foi autor de um projeto com o mesmo objetivo, anteriormente aprovado pelo Congresso Nacional, mas vetado integralmente pela presidente da República sob o argumento de que criaria despesas.

Pela proposta que deve ser votada nesta quarta-feira (23), a criação, fusão, incorporação e desmembramento de municípios respeitará critérios de número de habitantes e área.

Quanto ao critério populacional, na Região Norte, serão necessários, no mínimo, 6 mil habitantes para que numa área seja criado um novo município.

Só que a área mínima prevista para abrigar esse município é igual em todo o Brasil: 200 quilômetros quadrados. E esse critério, para Mozarildo Cavalcanti, não leva em conta as peculiaridades regionais e pode inviabilizar a criação de alguns municípios.

O senador Mozarildo Cavalcanti lembrou ainda que a proposta prevê a realização de plebiscito para consultar a população do município que perderá parte de seu território para a criação de um novo município.

Além disso, será necessária a realização de um estudo de viabilidade econômica tanto do novo município quanto daquele que terá sua área original reduzida.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: