Oposição indica servidor do Senado para vaga de ministro do TCU
Da Redação | 09/04/2014, 16h10
O líder do PSB, Rodrigo Rollemberg (DF), indicou o consultor do Senado Fernando Moutinho Ramalho Bittencourt para disputar a vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), decorrente da aposentadoria de Valmir Campelo. A indicação, segundo Rollemberg, conta com o apoio das lideranças do PSDB, do PSOL e do DEM, além de outros parlamentares.
Fernando Moutinho é consultor de Orçamento do Senado desde 2006. Antes disso, de 1995 a 2006, foi auditor do TCU. Mestre em Auditoria, é professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto Legislativo Brasileiro (ILB).
- Entendemos ser um candidato que reúne todas as condições para ser ministro do Tribunal de Contas da União. Tem reputação ilibada e conhecimento profundo da área. Ele está pronto para ser sabatinado pela Casa a qualquer momento marcado pelo presidente da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) - informou o líder do PSB.
Com isso, Bittencourt passa a disputar a vaga de ministro do TCU com o senador Gim (PTB-DF), indicado ao cargo por líderes da base do governo (PDS 49/2014). Na terça-feira (8), o Plenário rejeitou requerimento para que a indicação de Gim fosse votada em regime de urgência, o que dispensaria o exame pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Agora ele deve passar por sabatina na comissão.
No início da noite, Moutinho concedeu entrevista no gabinete do senador Pedro Taques (PDT-MT), de quem é assessor. Ele disse esperar que o processo de escolha do novo ministro do TCU sirva para "uma reflexão do próprio Parlamento sobre como deva ser o controle externo.”
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)
MAIS NOTÍCIAS SOBRE: