Renan recebe plano de tecnologia da Amazônia

Da Redação | 26/03/2014, 20h01

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), recebeu nesta quarta-feira (26), das mãos do deputado federal Sibá Machado (PT-AC), o Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento da Amazônia (PCTI/Amazônia). O documento foi elaborado com base em estudos de uma comissão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, secretarias estaduais e fundações de amparo à pesquisa da região amazônica.

De acordo com Sibá Machado, que é o relator da Proposta de Emenda à Constituição 290/2013, em segundo turno de votação na Câmara dos Deputados, o apoio do presidente do Senado às propostas de inovação para a Amazônia Legal é de extrema importância. Ele pediu o apoio de Renan Calheiros à PEC e ao PCTI. Renan se comprometeu em marcar uma sessão do Congresso Nacional para fazer o lançamento do Plano no Legislativo.

— Vamos fazer um evento com todos os governadores com a importância que a Região Norte merece — afirmou Renan.

A presidente da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Helena Nader, agradeceu a recepção de Renan ao Plano e falou sobre a importância das propostas para o desenvolvimento da Região Norte. Participaram também do encontro os secretários dos estados da Amazônia Legal. O PCTI é um plano estratégico de desenvolvimento sustentável da região amazônica, com o uso dos recursos naturais. O documento reúne informações sobre infraestrutura, produção regional, formação, fixação e atração de pessoas para a base técnico-científica regional; e também um novo modelo de governança e ampliação dos polos de inovação regional.

Assessoria de Imprensa da Presidência do Senado

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: