Petrobras não está à beira da falência, afirma Aníbal Diniz

Da Redação | 25/03/2014, 20h10

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) criticou, nesta terça-feira (25), a oposição que, segundo ele, está tentando passar a falsa imagem de que a Petrobras e o Brasil não andam bem. Segundo ele, a única intenção dos oposicionistas ao defenderem essa ideia é tomar de volta o poder.

De acordo com Aníbal, a realidade se revela oposta do que discursam algumas lideranças da oposição, já que a Petrobras continua sendo uma empresa superavitária que está entre as cinco melhores do mundo e continua dando suporte ao governo brasileiro.

— Os números retrucam o jogral do Brasil que não deu certo. O pré-sal já produz hoje 405 mil barris por dia. Em quatro anos a Petrobras estará extraindo um milhão de barris por dia só na Bacia de Campos — assegurou.

Aníbal criticou a instalação de uma CPI para investigar a compra da refinaria da Petrobras em Pasadena, no estado norte-americano do Texas e afirmou que foi sob a orientação do PSDB que começou o desejo da estatal se expandir no mercado americano.

O senador ainda leu nota do Ministério da Fazenda criticando os critérios utilizados pela agência de classificação de risco Standard & Poor's para reduzir a nota de classificação do crédito do Brasil. A nota reflete a confiança de se investir no país e, segundo texto divulgado pelo Ministério da Fazenda, é inconsistente com as condições da economia brasileira.

— A mudança anunciada é contraditória com a solidez e os fundamentos do Brasil — diz a nota lida pelo senador em Plenário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: