Ana Amélia pede 'investigação responsável' de caso da refinaria pela PGR

Da Redação e Da Rádio Senado | 25/03/2014, 18h05

A senadora Ana Amélia (PP-RS) manifestou apoio à apuração de irregularidades na operação de compra pela Petrobras da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos. Para ela, independentemente da instalação de uma CPI, a Procuradoria-Geral da República (PGR) deve garantir uma investigação responsável, em atendimento à demanda da sociedade.

Ana Amélia e outros senadores foram à PGR nesta terça-feira para entrar com uma representação pedindo a investigação da conduta da presidente Dilma Rousseff no episódio - na época ela presidia o Conselho de Administração da Petrobras.

- Uma ação do Ministério Público terá uma força diferenciada, institucional, com competência própria e adequada, no foro adequado - disse a senadora, ressaltando que a decisão cabe ao próprio procurador-geral, Rodrigo Janot.

BNDES

Ana Amélia também cobrou do BNDES mais apoio ao setor portuário brasileiro, lembrando que o banco financiou a construção do Porto de Mariel, em Cuba, enquanto os portos do Rio Grande do Sul, por exemplo, sofrem com falta de investimento.

A senadora também criticou a cassação da deputada venezuelana Maria Corina Machado, que participa de evento no Peru e pode ser presa quando voltar ao seu país. Ana Amélia classificou o ato como inconstitucional e baseado em argumento vazio e criticou a falta de independência dos poderes venezuelanos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: