Senado celebra Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Da Redação | 11/03/2014, 18h30

Em resposta a requerimentos do senador Paulo Paim (PT-RS) e outros parlamentares, aprovados em Plenário nesta terça-feira (11), o Senado fará sessão especial no próximo dia 21 para lembrar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), é uma referência ao Massacre de Sharpeville, em Joanesburgo, na África do Sul. No dia 21 de março de 1960, durante uma manifestação pacífica, 69 pessoas morreram e 186 ficaram feridas atingidas pela polícia do regime de apartheid. À época, a população negra protestava contra o uso obrigatório de um cartão que indicava os locais onde era permitida a sua circulação.

No mesmo dia também serão comemorados no Senado os 30 anos do Centro Brasileiro de Informação e Documentação do Artista Negro (Cidan), e os 70 anos de vida da sua presidente de honra, a atriz Zezé Motta; bem como o centenário de nascimento do político e ativista social Abdias do Nascimento, defensor da cultura e igualdade para as populações afrodescendentes no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: