Aloysio Nunes lamenta reação petista a comemoração dos 20 anos do Plano Real

Da Redação e Da Rádio Senado | 26/02/2014, 19h10

Em pronunciamento nesta quarta-feira (26) o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) lamentou a reação de alguns senadores petistas em relação à sessão solene na qual o Congresso comemorou os 20 anos do Plano Real. Ele criticou as manifestações feitas sobre o assunto por parlamentares do Partido dos Trabalhadores na sessão do Senado de terça-feira e também no dia de hoje, e que buscaram, segundo ele, desqualificar a passagem de Fernando Henrique Cardoso pela Presidência da República.

De acordo com o parlamentar, o ex-presidente Lula e a presidente Dilma têm relação respeitosa com Fernando Henrique Cardoso. Assim, na visão dele, as críticas só podem ser explicadas pelo remorso, já que "o PT não colaborou com Plano Real".  Para Aloysio Nunes, Fernando Henrique "exerce exemplarmente o papel de ex-presidente da República e tira o PT do sério". O senador disse que o Partido dos Trabalhadores não aprende com os próprios erros e cobrou mais diálogo entre os partidos, para o bem do país.

Ao concluir que os parlamentares petistas que se manifestaram sobre o Plano Real quiseram fazer uma defesa post mortem do Presidente Itamar Franco, como se ele tivesse sido agredido pelos tucanos, Aloysio Nunes afirmou que o PT agrediu Itamar quando ele ainda exercia a presidência, ao expulsar a deputada Luiza Erundina  do partido por ter aceitado integrar o Governo Itamar e ao votar "contra o Plano Real, contra a Lei de Responsabilidade Fiscal, e contra o Fundef". O senador reconhece, porém, que "o Presidente Lula teve o bom senso de guardar os fundamentos da estabilidade da economia".

Para o representante de São Paulo as reações mostram um tipo de temperamento e de cultura política  salvacionista.

— O Brasil vivia na pasmaceira, o Brasil estava parado, o Brasil estava à margem da história, e, de repente, chega o PT para resgatá-lo. Tudo começa a partir daí — ironizou o parlamentar.

Aloysio Nunes Ferreira salientou que, entretanto, mesmo a luta pela redução das grandes desigualdades sociais do país, que os tucanos valorizam, assim como o PT, "não começou com o PT, muito menos com o PSDB".
— O grande marco do Brasil novo, mas novo mesmo, em termos de liberdade, em termos de estruturas políticas, em termos, inclusive, dos fundamentos de políticas sociais foi a Assembleia Nacional Constituinte, é a Constituição de 88, que, aliás, o PT se recusou a assinar — disse.

Maioridade Penal

Aloysio Nunes anunciou que recorreu da decisão da CCJ que rejeitou a PEC que reduz a maioridade penal. De autoria do próprio senador, a proposta permite julgar como adultos os adolescentes entre 16 e 18 anos no caso de crimes hediondos.

O senador também informou que apresentou requerimento de informação sobre o financiamento do BNDES, da Caixa e da Petrobras a um evento realizado pelo Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), em Brasília, há duas semanas. Houve confusão durante a passeata, quando manifestantes entraram em choque com a polícia, deixando ao menos 30 policiais feridos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: