Renan garante que congressistas não cederão à 'inconsequência fiscal' em ano de eleições

Da Redação | 25/02/2014, 13h45

O presidente do Senado, Renan Calheiros, assegurou na sessão solene que marcou os 20 anos da edição do Plano Real, nesta terça-feira (25), que todos os congressistas, “em nome da estabilidade e da prosperidade”, terão serenidade neste ano eleitoral “para não abrir as portas da inconsequência fiscal”.

– Vamos preservar os legados do plano, que são muitos, mas principalmente a Lei de Responsabilidade Fiscal, e colaborar para o equilíbrio de nossas contas, para que o Brasil seja cada vez mais o Brasil real e nunca mais seja surreal – declarou.

Na sessão solene, tendo entre os convidados à mesa o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, ministro da Fazenda à época do lançamento do plano, Renan já iniciou seu discurso destacando a estabilidade econômica. A seu ver, o fim da inflação a partir da edição do Plano Real é um marco da economia nacional que sempre merecerá ser comemorado.

Como assinalou Renan, o Plano Real, de julho de 1994, conseguiu interromper um “perverso” ciclo inflacionário de décadas e criou as bases fundamentais para o crescimento econômico de longo prazo. Também disse que o plano foi primordial para a modernização da economia, o que proporcionou o início de credibilidade externa para o nosso país.

- Antes, o brasileiro padecia de uma das mais galopantes inflações do mundo.  O aumento dos preços de bens e serviços comercializados era assustador, inquietante para todos, especialmente para pais e mães de família. Resultado disso é que havia cada vez mais zeros nas notas de cruzeiro e menos dinheiro no bolso do cidadão – destacou.

Renan também homenageou o senador Itamar Franco, presidente da República no lançamento do plano, falecido em 2011, e Fernando Henrique, a quem reconheceu como “pai do Real”, com os economistas de sua equipe. Estavam presentes no Plenário Gustavo Franco, que presidiu o Banco Central durante boa parte do governo FHC, e Edmar Bacha.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: