Alvaro aponta irregularidades em empréstimos externos do BNDES

Da Redação e Da Rádio Senado | 24/02/2014, 19h20

O senador Alvaro Dias (PSDB-PR) disse, nesta segunda-feira (24), que considera inconstitucionais empréstimos feitos pelo BNDES, de maneira sigilosa, a países como Cuba e Venezuela. Ele impetrou mandado de segurança no Supremo Tribunal Federal (STF) para obter acesso aos contratos celebrados pelo banco.

Segundo Alvaro, os empréstimos deveriam ter passado pela avaliação do Senado, e, além disso, a recusa em fornecer informações desrespeita a Lei de Acesso à Informação.

Com base nessa lei, Alvaro Dias tentou obter informações sobre empréstimos feitos a Cuba e Angola, mas, de acordo com ele, o governo negou os esclarecimentos com o argumento de que a legislação desses países determina sigilo.

- O nosso governo empresta para a construção de porto em cuba, empresta para o metrô de Caracas, na Venezuela, para construção de hidrelétrica na Venezuela, empresta para aquisição de aviões da Embraer na Venezuela e estuda emprestar mais de US$ 4 bilhões para que a Venezuela possa enfrentar esse momento de desabastecimento alimentar - criticou Alvaro.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: