Cotas no serviço público: debatedores afirmam que questões jurídicas estão superadas

gorette-brandao | 17/02/2014, 18h25

Na audiência em que foi debatida a proposta de cotas em concursos públicos, nesta segunda-feira (17), o representante do governo, Giovanni Harvey, lembrou que a presidente Dilma Rousseff esperou a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre as ações afirmativas em universidades para encaminhar o projeto (PL 6.738/2013). Segundo ele, essa foi uma forma de evitar questionamentos jurídicos.

Em 2012, o STF reconheceu a constitucionalidade de sistemas de cotas étnico-raciais e sociais adotados por instituições públicas de ensino, como a Universidade de Brasília (UnB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O projeto do Poder Executivo – que reserva 20% das vagas em concursos a afrodescentes – foi apresentado à Câmara dos Deputados em 2013.

O diretor da ong Educafro, Frei David Santos, observou que a Educafro teve que “ocupar” o Ministério do Planejamento para que a proposta fosse finalmente encaminhada à Casa Civil.

Harvey, secretário-executivo da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, registrou que, em média, 25 mil pessoas ingressam anualmente no serviço público, enquanto 12.500 se aposentam. A participação dos que se autodeclaram afrodescendentes é desigual nos diferentes níveis de postos: no elementar, aqueles com menores salários, são 60%; no intermediário, a participação desce a 30%; no mais altos postos, as chamadas carreiras de Estado (como juiz, procurador ou gestores), a taxa varia de 4% a 18%.

Para o advogado Ciro Bueno, que milita por grupos excluídos, os aspectos jurídicos constitucionais relativos às cotas já estão superados. Ele disse que agora resta ampliar a compreensão de que as cotas são necessárias como meio de ampliação das oportunidades em favor dos excluídos, especialmente para corrigir a desigualdade provocada pela experiência da escravidão.

'Cor da elite'

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF), favorável às cotas para ingresso no serviço público, argumentou que é necessário “mudar a cor da cara da elite brasileira”. Mas também aproveitou para propor igual empenho na defesa de uma “revolução na educação”, com a erradicação do analfabetismo, que afeta pelo menos 10 milhões de negros, e uma educação básica de qualidade para todos, o que seria possível alcançar com a federalização.

João Capiberibe (PSB-AP) salientou que as grandes desigualdades no país se fundamentaram na escravidão, “herança que até hoje a gente luta para se livrar”. Ele também destacou os recentes episódios de racismo no país e se manifestou favorável a um endurecimento na legislação penal, com o fim do relaxamento de prisão em flagrante por crime de racismo.

O senador Paulo Paim (PT-RS), que presidiu a audiência, concedeu tempo para a manifestação dos assistentes, entre os quais jovens de origem popular que ingressaram em universidades públicas graças ao sistema de cotas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: