Ana Amélia quer esclarecimentos do BNDES sobre empréstimos ao exterior

Da Redação | 03/02/2014, 21h15

A senadora Ana Amélia (PP-RS) afirmou em Plenário, nesta segunda-feira (3), que apresentou requerimento à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) solicitando o comparecimento do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, no Senado para detalhar informações sobre as operações internacionais do banco em projetos de logística: rodovias, ferrovias, portos, aeroportos e hidrovias.

O principal alvo de críticas, recentemente, é o investimento do BNDES no Porto de Mariel, em Cuba, que teria recebido US$ 800 milhões. Segundo Ana Amélia, é fundamental que o presidente da instituição explique quais países estão sendo beneficiados, quais os critérios para liberação dos recursos e quais as condições de pagamento.

A senadora criticou a falta de transparência e a falta de licitude do BNDES na administração do dinheiro público e afirmou que, na condição de parlamentar, tem a função de fiscalizar o uso correto dos recursos públicos.

- O segredo e a falta de transparência são a pior saída e a pior atitude que uma instituição da importância que tem o BNDES pode ter em relação à sociedade brasileira – lamentou.

Ana Amélia destacou que enquanto a instituição investe milhões no exterior, a população brasileira conta com um sistema de saúde precário e com péssimas condições de infraestrutura de portos e estradas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: