Produção de matérias pela Agência Senado cresce quase 20% em 2013

Da Redação | 27/12/2013, 17h30

Em 2013, a Agência Senado registrou um aumento de 18,3% no número de matérias publicadas. Até a tarde do dia 26 de dezembro, haviam sido disponibilizados para os internautas 10.441 textos, contra 8.828 em 2012. O crescimento é apenas um dos avanços deste ano, durante o qual a agência produziu quase 360 mil fotos (até 13 de dezembro) e passou a publicar com mais frequência arquivos multimídia.

Entre 1º de janeiro e 26 de dezembro de 2013, foram publicados 995 vídeos e 186 áudios na página própria da Agência, que, em 2014, será convertida no portal multimídia - Senado Notícias. O novo site vai cooperar com a integração dos veículos de comunicação do Senado, mas a publicação de material específico será mantida nas páginas, da rádio, da TV e do Jornal do Senado.

A edição integrada de conteúdos dos veículos trará ganhos de informação para os internautas, que terão à sua disposição notícias em diversos formatos, de forma mais ágil e com maior pluralidade de visões jornalísticas.

O novo layout é resultado de intenso trabalho de pesquisa que levou em conta sites de notícias do país e do mundo. Investirá ainda em recursos visuais, como infográficos e galerias de imagens. A ideia é que as informações sejam organizadas por grandes temas que constituem a base dos trabalhos legislativos para facilitar a busca pelos leitores.

Mídias sociais

O novo portal vai propiciar maior integração com as mídias sociais, área que também registrou crescimento em 2013. Até 13 de dezembro, a Agência Senado havia publicado uma média de 43 posts diários no Twitter, onde tem 75 mil seguidores, e de 21 no Facebook, onde tem 51 mil fãs. Neste ano, foi registrada média diária de 20 publicações diárias no Google Plus, além de 60 fotos por dia no Flickr. A agência mantém outros perfis ativos em redes como Tumblr, Pinterest, Instagram e Youtube, com publicação frequente.

Ao lado de matérias, fotos e vídeos da Agência, esses perfis publicam material exclusivo para as mídias sociais, em texto, fotos, montagens e infográficos. Em 2013, foram divulgadas campanhas institucionais e esclarecimentos aos frequentadores de redes sobre leis e projetos em andamento na Casa.

Tecnologia da Informação

A Agência ampliou igualmente seu trabalho numa área estratégica para a comunicação via internet: a tecnologia da informação. A equipe de TI iniciou 21 projetos em 2013, entre os quais 13 sites, e manteve em andamento projetos remanescentes de 2010, 2011 e 2012.

Na lista dos projetos iniciados e concluídos em 2013 estão o da Central de Pautas da Secretaria de Comunicação Social (Secom), idealizado para integrar as atividades dos veículos; o Clipping  Eletrônico do Senado, que torna disponível o noticiário da mídia externa relativo à Casa; e o site do Congresso Nacional.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

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