Rollemberg homenageia Mandela, 'maior lider da história moderna'

Da Redação e Da Rádio Senado | 12/12/2013, 16h20

O senador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF) lamentou, em pronunciamento nesta quinta-feira (12), a morte do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, a quem considera um dos maiores líderes da história moderna.

Rollemberg salientou o fato de que, mesmo tendo passado 27 anos na prisão por sua luta contra o regime de segregação de negros e brancos, Mandela não se deixou cegar pelo rancor. Pelo contrário, buscou a conciliação, derrubou o apartheid e promoveu a reconstrução democrática da África do Sul.

Para Rodrigo Rollemberg, Nelson Mandela foi guerreiro, mártir, diplomata e estadista e soube, como poucos, harmonizar competência, liderança, habilidade política, visão de estadista e princípios éticos com uma extraordinária vocação para o diálogo.

- O mundo nunca precisou tanto das táticas e lições de Mandela. Primeiro, quando ele afirma que a educação é a mais poderosa arma pela qual se pode mudar o mundo e que a democracia com fome, sem educação e sem saúde para a maioria, é como uma concha vazia. Uma lição extremamente apropriada para este momento de crise e renovação que vive a democracia brasileira - afirmou o senador.

Na opinião de Rollemberg, o exemplo de Mandela contribuiu, possivelmente, para uma cena que não se via há mais de 50 anos: o presidente dos Estados Unidos cumprimentando o presidente de Cuba. O senador espera que o gesto de Barak Obama, ao cumprimentar Raúl Castro, seja sinal de esperança para o fim do embargo norte-americano à Cuba.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: