Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara será entregue na terça-feira

Da Redação | 29/11/2013, 17h10

O Senado realizará sessão especial na terça-feira (3), às 11h, para a entrega da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara. A condecoração - que está em sua quarta edição - é entregue, anualmente, a cinco personalidades com relevante contribuição à defesa dos direitos humanos no país.

A comenda foi instituída por projeto de lei do Senado, de autoria do ex-senador José Nery, e é uma homenagem ao arcebispo de Olinda e Recife Dom Hélder Câmara (1909-1999), notório por sua atuação na defesa dos mais pobres e dos perseguidos políticos durante a ditadura militar no Brasil.

Podem indicar candidatos à comenda as entidades governamentais e não governamentais de âmbito nacional que desenvolvam atividades relacionadas à defesa e promoção dos direitos humanos, além de senadores e deputados federais.

As indicações para a escolha dos agraciados são analisadas pelo Conselho da Comenda de Direitos Humanos Dom Hélder Câmara, composto por um representante de cada partido político no Senado.

Já receberam a comenda, entre outras personalidades, o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Paulo Evaristo Arns, e o fundador do Movimento de Justiça e Direitos Humanos, Jair Krischke.

Quem receberá a comenda

Serão agraciados: Dom Antonio Fernando Saburido, arcebispo de Olinda e Recife; Claudio Luciano Dusik, portador de atrofia muscular espinhal e inventor de um teclado virtual, o Muousekey, que auxilia pessoas com limitações para escrever e se comunicar; a deputada federal Janete Capiberibe (PSB-AP); o juiz Márlon Jacinto Reis, um dos coordenadores da campanha de mobilização popular pela aprovação da Lei da Ficha Limpa; e Warley Martins Gonçalles, presidente da Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Copab).

Também será homenageado o ex-governador do Maranhão Jackson Lago, in memoriam.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: