Congresso anula sessão que afastou João Goulart e sacramentou o Golpe de 1964

Da Redação | 21/11/2013, 00h40

O Congresso Nacional aprovou há instantes o Projeto de Resolução 4/2013, o qual anula a sessão do Congresso que, pela madrugada, legitimou o Golpe de 1964. Naquela sessão, o senador Auro de Moura Andrade declarou vaga a Presidência da República, quando o então presidente, João Goulart (1919-1976), estava no país e ainda estudava como resistir ao Golpe de Estado.

De autoria dos senadores Pedro Simon (PMDB-RS) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), o projeto foi votado em clima de forte emoção, com discursos relebrando os fatos dramáticos relacionados à deposição de Jango. "Eu estava com ele, em Porto Alegre", afirmou um emocionado Simon, que salientou a importância histórica da sessão desta madrugada.

Vários parlamentares discursaram para apoiar a matéria. Somente Jair Bolsonaro (PP-RJ) se manifestou contra a restituição da verdade histórica relacionada à queda de Jango.

Coordenada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros, a sessão contou com a presença de João Vicente Goulart, filho do presidente João Goulart.

Mais informações a seguir

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: