Renan saúda trabalho do Movimento Novembro Azul na prevenção do câncer de próstata

Da Redação | 04/11/2013, 20h55

Ao final da sessão solene do Congresso Nacional em homenagem ao Movimento Novembro Azul e à Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), parabenizou os participantes do movimento pela luta em prol da conscientização dos homens para a importância dos exames preventivos contra o câncer de próstata.

O senador relatou que seu próprio pai, Olavo Calheiros Novais, faleceu aos 72 anos acometido pela doença. Para Renan, a campanha mundial apoiada pelo Congresso é relevante por alertar os homens para a necessidade de realização de exames preventivos que detectam qualquer indício do câncer de próstata, mesmo que inicial, propiciando o tratamento adequado e, em muitas oportunidades, a cura.

- Que o azul de novembro ilumine as atitudes e mentalidades de todos os brasileiros, deixando de lado a displicência com os cuidados com a saúde – disse.

Renan também ressaltou que, embora a maioria dos casos ocorra após os 65 anos, muitos casos são verificados até antes dos 50 anos, em homens com antecedentes familiares.

- O câncer de próstata é uma enfermidade traiçoeira que, muitas vezes, só dá sinais após muitos anos de seu surgimento – alertou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: