Ana Amélia: Novembro Azul quer quebrar o preconceito contra o exame de próstata

Da Redação | 04/11/2013, 20h55

Ao discursar na sessão do Congresso Nacional que marcou as o início das atividades do Movimento Novembro  Azul, a senadora Ana Amélia (PP-RS) disse que o objetivo do movimento é ajudar os homens a perderem o preconceito contra o exame preventivo do câncer de próstata. A senadora informou que o câncer de próstata é a segunda causa de morte entre os homens em todo o mundo, ficando atrás apenas das doenças cardíacas.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), mencionou Ana Amélia, houve 60 mil novos casos desse tipo de câncer no Brasil em 2012, com uma média anual de mortes de 12 mil.

- Eu costumo dizer que o homem cuida mais do seu automóvel, leva na revisão periodicamente, mas não faz a sua revisão de saúde, como deveria fazer – afirmou a senadora.

Ana Amélia lembrou que a ideia para a realização da sessão em homenagem ao Novembro Azul e à SBU surgiu durante uma audiência pública requerida por ela na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em maio deste ano. O debate tratou da saúde do homem.

A senadora ressaltou que a prevenção do câncer de próstata é um dos instrumentos mais eficazes para o combate à doença. Para alertar e conscientizar os homens, disse Ana Amélia, o Movimento Novembro Azul vai iluminar com essa cor azul prédios e monumentos em todo o país.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: