Valdir Raupp ressalta relevância estratégica da agricultura para o país

Da Redação | 30/09/2013, 17h20

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) afirmou, nesta segunda-feira (30), que a agricultura tem importância estratégica para o país. Segundo ele, a participação do agronegócio na balança comercial brasileira atingiu 43,3% no primeiro semestre deste ano.

– A agricultura é e vem sendo o grande sustentáculo do nosso crescimento econômico – disse.

Raupp defendeu que a agricultura e a pecuária nacionais necessitam de modernização tecnológica e administrativa para que possam atender à crescente demanda interna e externa. Para o senador, o campo e a cidade precisam de mais proximidade, com o intuito de dar mais acesso tecnológico aos produtores rurais, com vistas ao aumento da produtividade.

– A agricultura brasileira precisa se modernizar, adequar-se aos novos desafios tecnológicos, criar mecanismos eficientes de antecipação de cenários e de avaliação de resultados – afirmou.

De acordo com Raupp, a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) espera que o Brasil possa aumentar em mais 100 milhões de toneladas sua produção de grãos nos próximos 20 anos, atendendo ao crescimento da demanda mundial por alimentos. Para que isso aconteça, observou o senador, serão necessários também mais investimentos em infraestrutura, principalmente armazenagem, estocagem, escoamento da produção (portos, rodovias, ferrovias, hidrovias) e tecnologia.

– É hora de escolhermos o futuro que queremos ter no cenário mundial do agronegócio. Temos todas as condições de assumirmos um papel de liderança indiscutível nessa área tão fundamental para o bem-estar da humanidade. Basta adotarmos as atitudes corretas e assumirmos nossa vocação agrícola, não como um sintoma de atraso, mas como uma oportunidade de crescer com sustentabilidade, inovação tecnológica e relevância estratégica e política – concluiu Raupp.

Pesar

Pouco depois de seu pronunciamento, quando presidia os trabalhos da sessão, Valdir Raupp registrou o falecimento do ex-senador por Rondônia Reinaldo Galvão Modesto. Raupp disse que Modesto era engenheiro agrônomo e foi superintendente do Incra.

Em nome do Senado, Raupp expressou condolências à família de Modesto, que foi senador entre 1983 e 1987. Modesto faleceu no domingo (29), em Campo Grande (MS), em virtude de parada cardíaca.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: