Ana Amélia pede aprovação de projeto que beneficia aposentados

Da Redação | 30/09/2013, 16h55

A senadora Ana Amélia (PP-RS) pediu o apoio dos parlamentares para a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 76/2011, de sua autoria, que isenta do pagamento do Imposto de Renda de Pessoa Física os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) com mais de 60 anos. O projeto está tramitando na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

A parlamentar lamentou que a renda dos aposentados que ganham mais de um salário mínimo tenha caído 81% entre janeiro de 1994 e janeiro de 2013. Ela criticou a ausência de uma política de valorização da renda da categoria, em contraste com os aposentados do setor público, que chegam a ganhar até R$ 25 mil.

No mesmo pronunciamento, nesta segunda-feira (30), a representante do Rio Grande do Sul disse ter gasto duas horas para andar 35 quilômetros na rodovia BR-116, entre os municípios gaúchos de Canoas e Sapucaia, na Grande Porto Alegre. A demora, explicou a senadora, se deve à construção de um viaduto em Sapucaia. A senadora indagou ao general Jorge Fraxe, diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), porque a obra não é feita em três turnos, tendo sido informada que essa medida aumentaria muito o custo da obra.

– O preço que a população paga é muito maior – argumentou a senadora, referindo-se aos transtornos causados pela demora na finalização da obra.

Ana Amélia ainda saudou a atitude da presidente Dilma Rousseff, que ofereceu um almoço ao recém-empossado presidente do Paraguai, Horacio Cartes, para iniciar uma política de distensão entre os dois países.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: