Cristovam exige punição aos responsáveis por fraudes no Ministério do Trabalho

Da Redação | 16/09/2013, 17h35

O senador Cristovam Buarque (PDT-DF) parabenizou, nesta segunda-feira (16), a Polícia Federal pelas operações Pronto Emprego e Esopo, que revelaram fraudes em licitações do Ministério do Trabalho, e cobrou punição para todos os envolvidos no suposto esquema. De acordo com o senador, a Polícia Federal tem sido boa para apurar irregularidades, mas a Justiça não tem conseguido punir os indivíduos que praticam a corrupção no país.

- A verdade é que nós conseguimos corromper a corrupção transformando-a em um espetáculo, porque, se a Polícia Federal tem conseguido apurar, a Justiça não tem conseguido punir. E, por melhor que seja o trabalho da Polícia Federal, para apurar a corrupção, não se resolve se não formos capazes de punir além da apuração.

O senador observou que nunca foi favorável ao PDT ocupar cargos neste governo e disse que o partido daria uma melhor contribuição para o país se adotasse uma postura de independência.  Para ele, o partido, que foi criado por Leonel Brizola, virou um "puxadinho do PT" e ficará com uma mancha difícil de ser apagada.

- Em novembro de 2003, quando o presidente Lula convidou o Lupi para ser ministro, eu fiz um discurso aqui fortemente contrário, dizendo que entrar no governo significava reduzir a chance de um discurso alternativo, altaneiro, por parte do PDT. Eu temia – e disse, naquela época – que a entrada no governo faria o PDT irrelevante. O que eu não imaginava é que ia fazê-lo também suspeito – lamentou.

O senador disse ter esperança de que todas as denúncias sejam apuradas e de que pelo menos a figura do ministro Manoel Dias possa sair ilesa da situação.

- Felizmente, nós temos tempo adiante, e, nesse tempo, creio que devemos além de parabenizar a polícia, pedir que se faça a apuração completa, que, quando chegue o momento, voltemos a ser um partido com propostas, e não um partido dentro do governo. E, entre essas propostas, uma tem que vir para criar vacinas contra a corrupção no serviço público – defendeu.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: