Terras-raras são tema da 17ª edição de Em Discussão!

jornal-do-senado | 10/09/2013, 17h35

A apresentação do relatório final da Subcomissão Temporária de Terras-Raras, nesta terça-feira (10), foi feita paralelamente ao lançamento da 17ª edição da revista Em Discussão!, que teve como base as discussões promovidas nas cinco audiências públicas realizadas entre maio e julho deste ano, bem como as propostas incluídas no relatório.

A revista traz, em 64 páginas, textos, infografias e imagens que explicam as principais aplicações das terras-raras – nome dado a 17 minerais utilizados em produtos de alta tecnologia, como superímãs, ligas metálicas, catalisadores de combustíveis e telas de computador e celulares, entre outros. A publicação também traz, entre outras informações, a história da exploração das terras-raras no Brasil e no mundo, a situação atual do mercado internacional (hoje dominado pela China), além das perspectivas, tanto no país como no mundo.

O relator da subcomissão, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), destacou a importância da revista para ampliar o conhecimento da sociedade acerca das terras-raras, também chamadas de “ouro do século 21”. Ele fez referência especificamente a uma infografia, nas páginas 8 e 9 da revista, que, “de maneira didática”, mostra diversos produtos onde são encontradas elementos de terras-raras, como carros híbridos e geradores de usinas eólicas.

O presidente da CCT, senador Zezé Perrela (PDT-MG), o presidente da subcomissão, Aníbal Diniz (PT-AC), e a senadora Ângela Portela (PT-RR) destacaram a qualidade da revista e o apoio que a comunicação social do Senado dá para a divulgação das discussões que a Casa realiza sobre assuntos complexos, mas fundamentais para o país, como as terras-raras.

Responsável pela publicação, o diretor da Secretaria de Comunicação Social, Davi Emerich, destacou que as informações da revista sobre o assunto são completas e, por isso, servem para consulta pelos interessados sobre o assunto por um longo prazo. Ele frisou ainda que, por conta do custo, a revista impressa tem uma tiragem reduzida, de 2.500 exemplares, distribuída de maneira dirigida, por exemplo, a universidades, bibliotecas e centros de pesquisa. Mas, continuou, a versão eletrônica, no Portal de Notícias do Senado, tem muitos acessos.

O editor-chefe da revista, João Carlos Teixeira, afirmou que os debates feitos pela subcomissão serviram como fonte preciosa de informações para a elaboração da publicação, tendo em vista que os senadores ouviram 21 especialistas nas diversas áreas que envolvem as terras-raras, como economia, direito, mineração e indústria.

- Quem tiver interesse no assunto vai entender o que significa terras-raras e, mais que isso, compreender porque o Senado dá atenção para esse tema, que deve ganhar cada vez mais relevância na economia mundial – completou o diretor do Jornal do Senado (órgão que edita a revista), Flávio Faria.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: