Randolfe pede suspensão de leilão de campo petrolífero em virtude de espionagem

Da Redação | 09/09/2013, 19h20

Em discurso nesta segunda-feira (9), o senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) pediu à presidente da República, Dilma Rousseff, a suspensão imediata do leilão para exploração de petróleo que a Petrobras agendou para o próximo mês e adiantou que o seu partido vai estudar as possibilidades legais de requerer, junto ao Supremo Tribunal Federal, o cancelamento do leilão do campo Libra, na baía de Santos.

Para o senador, o leilão está sob suspeita em virtude de agência de inteligência dos Estados Unidos ter espionado a estatal brasileira, conforme noticiou o programa Fantástico, da TV Globo.

- Se nós não temos atividades terroristas, se nós temos uma relação cordial com o governo dos Estados Unidos da América, se não existe de nossa parte ameaça militar ao governo norte-americano, qual o interesse em nos espionar? Fica latente que o único interesse é econômico – afirmou.

De acordo com a reportagem, informou Randolfe, os documentos ultrassecretos da espionagem americana, inclusive os referentes à Petrobras, são compartilhados por aquele país com outras quatro nações: Nova Zelândia, Canadá, Inglaterra e Austrália. E esses países, junto com os Estados Unidos, têm empresas interessadas nos leilões do pré-sal.

- Esse leilão já está viciado. É um leilão de cartas marcadas. Não há como ele ser realizado - afirmou.

Randolfe disse ainda que vai protocolar requerimento nas Comissões de Assuntos Econômicos e de Relações Exteriores e Defesa Nacional convidando a presidente da Petrobras, Graça Foster, e o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, para conversarem com os senadores sobre essas notícias.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: