Em Serra Talhada, comissão do Senado debate transposição do Rio São Francisco

Da Redação | 30/08/2013, 19h30

Com a participação dos senadores Vital do Rêgo (PMDB-PB) e Humberto Costa (PT-PE), a comissão externa do Senado que acompanha as obras de transposição do Rio São Francisco promoveu debate nesta sexta-feira (30) em Serra Talhada, Pernambuco. Antes da audiência pública, realizada na Câmara Municipal de Serra Talhada, os parlamentares visitaram trechos da obra no município de Custódia.

Relator da comissão e autor da proposta da audiência pública - à qual também compareceram políticos da região e representantes do Ministério da Integração e da Procuradoria da República -, Humberto Costa disse ser necessário ouvir as demandas da sociedade sobre o empreendimento.

– Tivemos um evento muito positivo porque, especialmente em uma época como essa em que sofremos com a seca, sabemos como é importante fazer com que, o mais rápido possível, a gente tenha água nas torneiras da população sertaneja - afirmou.

Vital do Rêgo, presidente da comissão, também defendeu o trabalho do colegiado, diante das dimensões da obra e do prejuízo decorrente de sua paralisação.

 O Senado precisava, por ser a Casa federativa, dar um sinal de alerta de que não poderíamos ficar sem prazo e um cronograma específico da obra.

Instalada em 2012, a Comissão Externa para Acompanhar os Programas de Transposição e Revitalização do Rio São Francisco é composta de cinco senadores titulares e cinco suplentes. Em 7 e 8 de março a delegação visitou obras da transposição no chamado eixo norte, ouvindo membros do governo federal, representantes de órgãos de controle e das empresas envolvidas na construção.

Em 19 de abril a comissão visitou o eixo leste da obra, nas cidades de Floresta e Sertânia, em Pernambuco, e Monteiro, na Paraíba - naquela região, as obras começaram em 2008, mas apresentaram vários problemas que levaram a atrasos no cronograma. Na ocasião, Humberto Costa informou em Plenário que, segundo o novo calendário previsto pelo Minisério da Integração Nacional, até setembro de 2014 deverão ser entregues 100 km de canal com água.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: