João Alberto Souza rebate críticas de Randolfe sobre sua atuação no Conselho de Ética

Da Redação | 13/08/2013, 19h30

O presidente do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar do Senado, senador João Alberto Souza (PMDB-MA) respondeu em Plenário, nesta terça-feira (13), ao protesto do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) sobre a morosidade do órgão na apuração de denúncia contra sua pessoa.

João Alberto Souza afirmou que sua atuação frente ao Conselho de Ética, nos casos de recebimento de denúncias contra senadores, é sempre igual para todos e pautada pela imparcialidade.

No caso da denúncia contra Randolfe Rodrigues, informou que sua primeira atitude foi comunicar o fato ao denunciado, concedendo-lhe o direito de apresentar defesa escrita.

— As providências que eu tomei foram as que eu tomava para os demais. Encaminhei, perguntei se queria fazer uma defesa prévia, o que efetivamente foi feito — disse.

João Alberto Souza acrescentou que somente determina o arquivamento de denúncias que chegam ao Conselho de Ética após dar conhecimento a todos os membros do órgão, não podendo fazê-lo de imediato, sobretudo em casos como o de Randolfe Rodrigues, cuja denúncia veio acompanhada inclusive de perícia técnica indicando a autenticidade de recibos e outros documentos anexados.

Em seguida ao pronunciamento de João Alberto Souza, Randolfe Rodrigues destacou o fato de a perícia técnica apresentada na acusação ter sido elaborada por perito particular contratado pelo próprio denunciante. Ele observou ainda que perícia solicitada pelo Ministério Público do Amapá à Polícia Técnica do Estado comprovou a falsidade dos documentos.

Randolfe acrescentou que fará representação contra o próprio João Alberto, que foi defendido pelo senador Mário Couto (PSDB-PA).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: